quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Freakonomics


Em tempos onde a informação (esteja ela certa ou errada) se propaga de forma tão rápida e as pessoas ainda mantém o hábito de acreditar em tudo o que está escrito ou naquilo que escutam por aí sem se preocupar com a consistência ou a veracidade dos fatos, este é um livro que vale a pena ser lido. São 360 páginas que nos fazem enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e nos mostram traços do comportamento humano.

É um livro sobre tudo: armas, aborto, criminalidade, professores, lutadores de sumô, corretores de imóveis, campanhas eleitorais, pais e filhos. No mínimo uma riquíssima fonte de assuntos para fazer uso em eventos sociais ou no chopp com os amigos. Escrito pelo economista Steven Levitt e pelo escritor e jornalista Stephen Dubner, o livro lança um novo campo de estudo chamado freakonomics. Levitt e Dubner demonstram a importância da informação, da distinção entre boatos e fatos e da sabedoria convencional, que se refere à associação entre verdade e conveniência. Demonstram como tudo funciona na base dos incentivos e como, com os incentivos errados, o tiro pode sair pela culatra.

E se você ficar com aquele gostinho de quero mais depois de ler o livro, confira o blog FREAKONOMICS de Levit & Dubner no The New York Times. O endereço é
http://freakonomics.blogs.nytimes.com/

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